O preço do Bitcoin cai enquanto os promotores dos EUA apresentam acusações contra o BitMEX por lavagem de dinheiro e facilitação de negócios ilícitos

BitMEX, a plataforma de comércio de margem de bitcoin mais amplamente utilizada, não conseguiu promulgar procedimentos de conformidade adequados e permitiu o comércio não-registrado, entre outras violações, de acordo com os reguladores americanos.

A United States Commodity Futures Trading Commission acusou a BitMEX Cryptocurrency Exchange, o CEO Arthur Hayes, os proprietários da firma (Samuel Reed e Ben Delo), e entidades corporativas (HDR Global Trading Limited, ABS Global Trading Limited, 100x Holding Limited, HDR Global Services (Bermudas), e Shine Effort Inc Limited) de operar indevidamente nos Estados Unidos.

Embora o preço do bitcoin estivesse com tendências mais altas no início do dia, ele caiu repentinamente após as notícias.
BitMEX enfrenta a lavagem de dinheiro e outras acusações civis

Chegou o dia do cálculo para BitMEX, pois o Departamento de Justiça dos EUA desmarcou uma acusação contra a plataforma de negociação de moedas criptográficas.

De acordo com um comunicado à imprensa de 1º de outubro, o CFTC anunciou a instauração de uma ação civil no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York acusando a BitMEX de infringir múltiplos regulamentos do CFTC, incluindo a operação de uma plataforma de negociação não registrada e de não colocar em ação políticas de combate à lavagem de dinheiro.

O arquivo alega que a BitMEX recebeu mais de US$ 11 bilhões em depósitos de bitcoin e acumulou mais de US$ 1 bilhão em taxas de transação enquanto conduzia a maior parte de seus negócios nos Estados Unidos e aceitava fundos e pedidos de clientes americanos.

O arquivamento diz ainda mais,

„BitMEX é a maior plataforma de derivativos em moeda criptográfica do mundo, com bilhões de dólares de volume de negócios por dia. Grande parte deste volume, e taxas de transação relacionadas, deriva da operação da plataforma dos EUA e de sua extensa solicitação e acesso aos clientes dos EUA, alega a reclamação. No entanto, a BitMEX não conseguiu se registrar no CFTC e não implementou as principais salvaguardas exigidas pelos regulamentos da CEA e do CFTC destinados a proteger os mercados de derivativos dos EUA e os participantes do mercado“.

Notavelmente, este caso civil contra a Bolsa de Valores de Hong Kong foi introduzido pela Divisão de Forças Tarefas da Lei de Ativos Digitais e Segredos Bancários da Divisão de Fiscalização.

Em particular, o CFTC encarregou a BitMEX de facilitar a negociação de contratos de swap em uma plataforma não registrada, operando como um comerciante de comissão de futuros sem a aprovação do CFTC, não impondo procedimentos de conhecimento do cliente, e executando transações de varejo alavancadas de commodities.

Comentando sobre as acusações apresentadas contra a BitMEX, o presidente do CFTC, Hearth P. Tarbert, teve isto a dizer:

„Os ativos digitais são uma grande promessa para nossos mercados de derivativos e para nossa economia“. Para que os Estados Unidos sejam um líder global neste espaço, é imperativo que erradiquemos atividades ilegais como as alegadas neste caso“. Produtos financeiros novos e inovadores só podem florescer se houver integridade no mercado. Não podemos permitir que os maus atores que infringem a lei ganhem vantagem sobre as trocas que estão fazendo a coisa certa, cumprindo nossas regras“.

As conseqüências para as supostas violações podem ser terríveis para a BitMEX, pois elas incluem „o repúdio de ganhos obtidos indevidamente, penalidades monetárias civis, restituição em benefício dos clientes, registros permanentes e proibições comerciais, e uma injunção permanente contra futuras violações da Lei da Bolsa de Mercadorias (CEA)“.
O Feds apresenta um processo penal paralelo contra a BitMEX

Infelizmente para BitMEX, o CFTC não é o único regulador norte-americano que está sofrendo uma forte queda na troca. Os federais americanos também apresentaram acusações criminais simultâneas contra Hayes, Delo, Reed e Gregory Dwyer por violação da Lei de Sigilo Bancário e conspiração para violar as leis de Sigilo Bancário.

De acordo com o advogado de criptografia Preston Byrne, BitMEX „não será capaz de resolver isto com uma bofetada no pulso e uma multa“.
Gotas de preço do Bitcoin

A principal moeda criptográfica começou em outubro numa nota alta ao subir para $10.896 na madrugada de quinta-feira. Entretanto, o preço do bitcoin diminuiu de $10,8k de altura para $10.524 na hora da imprensa. Isto representa uma queda de cerca de 2,4% dentro do intervalo de minutos.

O mercado de criptografia agregada seguiu o processo de bitcoin, com etéreo, XRP, Bitcoin Cash (BCH), todas as perdas de lançamento variando entre 1,75% e 2,06%. A Binance Coin (BNB) está emergindo como a maior perdedora atual entre as dez principais moedas criptográficas, pois já perdeu mais de 7% de seu valor.

admin